segunda-feira, 29 de março de 2010

ATIVIDADE 6ª SÉRIE – 30/03/2010

PREZADOS ALUNOS!!!!!


 


 

Vamos inaugurar uma nova modalidade de aprendizagem????


 


 

Que tal????


 


 

Na tentativa de oferecer aulas um pouco mais atrativas aos alunos recorro ao uso de uma ferramenta da internet – o blog!


 


 


 

Vamos ao primeiro teste com os alunos da 6ª série da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO SEBASTIÃO – SÃO MIGUEL DO OESTE –SC, depois vamos averiguar os resultados com base nos depoimentos dos próprios alunos.


 


 

OBJETIVOS

- Investigar as estratégias que são usadas pelos seres vivos – animais e vegetais – que permitem a sobrevivência dos mesmos em ambiente hostil.

- Perceber o sol, como fonte de energia, responsável pela manutenção da vida no planeta Terra e, as conseqüências que traz o mal uso desta energia.

- Descobrir os seres vivos que sobrevivem sem a presença do sol.


 

JUSTIFICATIVA

Considerando que todos os seres vivos precisam de condições ambientais favoráveis para o seu desenvolvimento e manutenção da vida, e sendo que o planeta em seu ecossistemas tendem a seguir variações que muitas vezes desfavorecem esse equilíbrio, algumas estratégias de sobrevivência se fazem necessário para equilibrar a vida nos lugares onde esta se faz mais favorável, então eis que a estudamos onde elas ocorrem e assim por que esta cada vez mais vem se tornando um habito entre as espécies.

METODOLOGIA

O trabalho será desenvolvido obedecendo as seguintes etapas:

1º - Divisão da turma da 6ª série em grupos.

2º - Cada grupo fará a pesquisa do assunto pré determinado conforme anexos e, em seguida elaborará um texto.

3º - Os grupos deverão organizar uma forma de apresentação da sua pesquisa.

4º - A apresentação também será feita através de comentário no blog.


 


 


 

AVALIAÇÃO

Será feita de forma contínua através do acompanhamento direto durante a aula e obedecendo os seguintes critérios:


 

1º - capacidade de trabalho em grupo;

2º - capacidade de interpretação;

3º - empenho durante o trabalho de pesquisa;

4º - apresentação do assunto pesquisado;

5º - escrita de texto dentro dos padrões da língua portuguesa.


 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXOS

GRUPO 01

Este grupo fará sua pesquisa buscando observar a relação dos vegetais e o clima.

QUESTÕES

  1. Como é o comportamento dos vegetais em cada estação do ano?
  2. O que os vegetais fazem para protegerem-se do frio?
  3. Existe vegetais que não derrubam as folhas no inverno? Quais são eles? Por que?
  4. Em que esse comportamento – derrubar folhas – ajuda os vegetais?
  5. Algumas curiosidades a respeito do assunto.

    _________________________________________________________________________________________________________________________________


 

GRUPO 02

Este grupo fará sua pesquisa buscando explicar um das estratégias de sobrevivência dos animais durante os períodos frios: a migração.

QUESTÕES

  1. O que é migração?
  2. Por que os animais fazem esse processo?
  3. Em que período do ano acontece?
  4. Quais espécies de animais fazem?
  5. Quais são as rotas migratórias?
  6. Curiosidades a respeito do assunto.


     

    GRUPO 03


     

Este grupo fará sua pesquisa buscando explicar um das estratégias de sobrevivência dos animais durante os períodos frios: A RESERVA ENERGÉTICA.

QUESTÕES

  1. O que é reserva energética?
  2. Para que serve?
  3. Em que período do ano é feita?
  4. Como é feita?
  5. Quais as espécies de animais que fazem?
  6. Curiosidades sobre o assunto.


 

GRUPO 04

Este grupo fará sua pesquisa buscando explicar um das estratégias de sobrevivência dos animais durante os períodos frios: a hibernação.

QUESTÕES

  1. O que é hibernação?

2)Por que os animais fazem esse processo?

3) Em que período do ano acontece?

  1. Quais espécies de animais fazem?
  2. Curiosidades a respeito do assunto.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

GRUPO 05

Este grupo fará sua pesquisa buscando descobrir informações importante sobre o sobre a luz do sol.

QUESTÕES

  1. Explique em poucas palavras o que a luz.
  2. Qual a velocidade da luz no vácuo? Quanto tempo os raios do sol levam para chegar à Terra?
  3. O que são raios infravermelhos? E ultravioletas?
  4. Como podemos enxergar os objetos em nossa volta?
  5. Curiosidades a respeito do assunto.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

GRUPO 06

Este grupo fará a composição da cor branca construindo o disco de Newton.

Construir o disco de Newton conforme os passos expostos na pagina 44 do livro do aluno;

QUESTÕES

  1. O que você observa em relação às cores pintadas no disco?
  2. Por que isso acontece?
  3. Então como é composta a cor branca?
  4. Curiosidades a respeito do assunto.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GRUPO 07

Este grupo fará a pesquisa buscando descobrir a interferência da luz solar nos vegetais.

QUESTÕES

  1. Qual a importância da luz solar no desenvolvimento dos vegetais?
  2. O sol interfere na germinação da semente dos vegetais? De que forma?
  3. O sol interfere no crescimento dos vegetais? Explique.
  4. O sol interfere na floração do vegetais? Como?
  5. O sol interfere na maturação dos frutos? Explique.
  6. Curiosidades a respeito do assunto.

    SUGESTÃO:

    1. Observar uma semente germinar na presença da luz e outra no escuro, fazendo sempre as anotações importantes;
    2. Observação o tempo de floração de uma planta na presença da luz e outra no escuro, fazendo sempre as anotações importantes.

      ____________________________________________________________________________________________________________________________________________


       

      GRUPO 08

Este grupo fará a pesquisa buscando descobrir a interferência da luz solar nos animais.

QUESTÕES

  1. Que importância tem a luz solar para os animais?
  2. O sol interfere na reprodução dos seres vivos?
  3. A alimentação dos animais sofre interferência da luz solar?
  4. O desenvolvimento dos animais pode ser prejudicado ou beneficiado pela luz solar? De que forma?
  5. Existe animais que não necessitam da luz para sobreviver? Quem são eles? Onde vivem?
  6. Curiosidades a respeito do assunto.


     


     

    GRUPO 09

Este grupo fará a pesquisa buscando descobrir a utilidade e as conseqüências que o bronzeamento artificial pode trazer.

QUESTÕES

  1. O que o bronzeamento artificial e para que serve?
  2. Quais são os cuidados que a pessoa que faz deve ter?
  3. O que ele pode causar?
  4. Curiosidades a respeito do assunto.


     


     

    GRUPO 10

    Este grupo fará a pesquisa buscando descobrir uma fonte de energia que não polui durante sua transformação: a energia solar


     

    QUESTÕES

    1. O sol pode ser uma fonte de energia? Como.
    2. Quais os benefícios que teríamos se utilizarmos o sol como energia?
    3. Descrever o processo de transformação da luz solar em energia.
    4. Curiosidades a respeito do assunto.

      SUGESTÃO: construir um aquecedor solar.


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


 


 


 


 


 

6 comentários:

Anônimo disse...

Trabalho de Ciências realizado pelos alunos: Matheus Henrique Weber, Eduardo Fragoso de Lemos e Nathan J. Sarzi da E.E.B. São Sebastião

A DECOMPOSIÇÃO DA LUZ SOLAR


Newton explicou que a luz branca é, na verdade, uma luz composta de varias cores. Em primeiro lugar decompôs a luz solar.
Faltava, comprovar que a luz que consideramos branca é proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir daí que surgiu o disco de Newton.
Ele é pintado com as mesmas cores que compõe o espectro da luz branca. Ao girá-lo com velocidade, a cor branca aparece uniformemente, devido à incidência da luz.
Quando todas as cores são giradas muito rápido elas ficam brancas, porque branco é a mistura de todas as cores.

Anônimo disse...

TRABALHO REALIZADO PELA 6ª SÉRIE DA E.E.B SÃO SEBASTIÃO NA DICIPLINA DE CIENCIAS PELOS ALUNOS ALEX.M,PATRICE E GUILHERME.



O que é luz?X

A luz é uma forma de energia. A velocidade no vácuo é de 300.000 km/s.
E os raios solares levam 8 minutos e 33 segundos para chegar a Terra.
O raios infravermelhos e ultravioletas são uma radiação eletromagnética e o nome significa violeta.
Nós podemos enxergar os objetos a traves da luz.
A luz é uma energia que se propaga em linha reta com velocidade elevada, mais
afinada; que a maior parte dos objetos que nos rodeiam não emitem luz própria,absorvem parte da luz que incidem sobre eles e refletem outra parte em todas as direções.
A parte refletida pelo objeto está relacionada com sua cor e que o enxergamos quando a luz por ele refletida nossos olhos.

Anônimo disse...

Trabalho realizado pela 6ªsérie da E.E.B São Sebastião na disciplina de ciências pelos alunos

Felipe Gregolon e Lucas Marques




Hibernação A hibernação é quando os animais acumulam gordura para obter mais energia antes de hibernar depois disso ficam quase que dormindo.
O urso é um tipico animal que tem habito de hibernar. A hibernação é o mecanismo para regular a sua temperatura corporal por isso são conhecidos como animais homotérmicos ou animais de sangue quente.
Esse processo acontece no período do final do outono e durante o inverno. Os tipos de animais que fazem esse processo são os esquilos,morcegos,marmotas,ratos-silvestres, hamster,ouriço e urso.

Anônimo disse...

Trabalho realizado pela 6ª série da E.E.B São Sebastião na disciplina de ciências pelos seguintes alunos; Suzana Mocellin, José Felipe Bernat e Thaise.

RESERVA ENERGETICAS
* O que é reserva energética?
* Para que serve?
* Em que período do ano é feita ?
* Quais os animais que fazem ?

Reservas energéticas são fonte de energia para os animais hibernantes , isolantes térmicos (mamíferos),além de colaborar na composição de membrana plasmática das células (fosfolipídios).
A fome avisa que se esta a utilizar as reservas energéticas e que precisa de mais energia para substituir as energias gastas.
Os ursos fazem reservas de energia para agüentar o inverno rigoroso,também as focas,os leões marinhos..Os crocodilos e jacarés,usam a energia adquirida durante o dia para sobreviver,pois ao cair da noite se tornam animais extremamente lentos.
Em muitos lugares no inverno é difícil encontrar alimentos.

Anônimo disse...

TRABALHO DE CiêNCIAS REALIZADO PELOS ALUNOS GABRIELI,RODRIGO E MARCELO DA E.E.B. SÃO SEBASTIÃO SOBRE:

A MIGRAÇÃO:

O grupo 2 fez seu trabalho sobre a migração dos animais, e nos vimos que a migração é se movimentar de um lugar para o outro quando sentir sua necessidade. No inverno os animais migram por falta de alimentos e até
por falta de abrigo os animais dependem muito da migração. A migração acontece desde o começo da história, quase sempre viajam em grupos,é por isso que vemos as aves em grupos no céu. Mas não são todos os animais que vemos migrar pois a maioria dos animais migram não vivem nessa região.

Anônimo disse...

TRABALHO DE CIENCIAS REALIZADO
PELA TURMA DA 6ª SERIE ESCOLA DE
EDUCAÇÃO BASICA SÃO SEBASTIÃO

A INTERFERÊNCIA DA LUZ SOLAR NOS VEGETAIS

NESTE TRABALHO EU DESCOBRI E
APRENDI QUE O SOL É EXTREMAMENTE
IMPORTAMTE PARA OS VEGETAIS DESDE A GERMINAÇÃO, CRESCIMENTO, FLORAÇÃO, O AMADURICIMENTO DOS FRUTOS. ATRAVÉS DA LUZ SOLAR QUE ACONTECE A FOTOSSÍNTESE NAS PLANTAS, E QUE OS VEGETAIS PERDEM A COR E MORREM SEM A PRESENÇA DA LUMINOSIDADE. NO PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE
QUE SURGE A ENERGIA NECESSÁRIA PARA VIDA DAS PLANTAS FORMADA DE: ENERGIA DO SOL E MAIS GÁS CARBÔNICO DO AR MAIS ÁGUA DO SOLO= GLICOSE

NOME: JEFERSON NAIDK E ANA CLAUDIA CUSTÓDIO DA SILVA
professora:sandra ferraz