PREZADOS ALUNOS!!!!!
Vamos inaugurar uma nova modalidade de aprendizagem????
Que tal????
Na tentativa de oferecer aulas um pouco mais atrativas aos alunos recorro ao uso de uma ferramenta da internet – o blog!
Vamos ao primeiro teste com os alunos da 6ª série da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO SEBASTIÃO – SÃO MIGUEL DO OESTE –SC, depois vamos averiguar os resultados com base nos depoimentos dos próprios alunos.
OBJETIVOS
- Investigar as estratégias que são usadas pelos seres vivos – animais e vegetais – que permitem a sobrevivência dos mesmos em ambiente hostil.
- Perceber o sol, como fonte de energia, responsável pela manutenção da vida no planeta Terra e, as conseqüências que traz o mal uso desta energia.
- Descobrir os seres vivos que sobrevivem sem a presença do sol.
JUSTIFICATIVA
Considerando que todos os seres vivos precisam de condições ambientais favoráveis para o seu desenvolvimento e manutenção da vida, e sendo que o planeta em seu ecossistemas tendem a seguir variações que muitas vezes desfavorecem esse equilíbrio, algumas estratégias de sobrevivência se fazem necessário para equilibrar a vida nos lugares onde esta se faz mais favorável, então eis que a estudamos onde elas ocorrem e assim por que esta cada vez mais vem se tornando um habito entre as espécies.
METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido obedecendo as seguintes etapas:
1º - Divisão da turma da 6ª série em grupos.
2º - Cada grupo fará a pesquisa do assunto pré determinado conforme anexos e, em seguida elaborará um texto.
3º - Os grupos deverão organizar uma forma de apresentação da sua pesquisa.
4º - A apresentação também será feita através de comentário no blog.
AVALIAÇÃO
Será feita de forma contínua através do acompanhamento direto durante a aula e obedecendo os seguintes critérios:
1º - capacidade de trabalho em grupo;
2º - capacidade de interpretação;
3º - empenho durante o trabalho de pesquisa;
4º - apresentação do assunto pesquisado;
5º - escrita de texto dentro dos padrões da língua portuguesa.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANEXOS
GRUPO 01
Este grupo fará sua pesquisa buscando observar a relação dos vegetais e o clima.
QUESTÕES
- Como é o comportamento dos vegetais em cada estação do ano?
- O que os vegetais fazem para protegerem-se do frio?
- Existe vegetais que não derrubam as folhas no inverno? Quais são eles? Por que?
- Em que esse comportamento – derrubar folhas – ajuda os vegetais?
- Algumas curiosidades a respeito do assunto.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
GRUPO 02
Este grupo fará sua pesquisa buscando explicar um das estratégias de sobrevivência dos animais durante os períodos frios: a migração.
QUESTÕES
- O que é migração?
- Por que os animais fazem esse processo?
- Em que período do ano acontece?
- Quais espécies de animais fazem?
- Quais são as rotas migratórias?
- Curiosidades a respeito do assunto.
GRUPO 03
Este grupo fará sua pesquisa buscando explicar um das estratégias de sobrevivência dos animais durante os períodos frios: A RESERVA ENERGÉTICA.
QUESTÕES
- O que é reserva energética?
- Para que serve?
- Em que período do ano é feita?
- Como é feita?
- Quais as espécies de animais que fazem?
- Curiosidades sobre o assunto.
GRUPO 04
Este grupo fará sua pesquisa buscando explicar um das estratégias de sobrevivência dos animais durante os períodos frios: a hibernação.
QUESTÕES
- O que é hibernação?
2)Por que os animais fazem esse processo?
3) Em que período do ano acontece?
- Quais espécies de animais fazem?
- Curiosidades a respeito do assunto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
GRUPO 05
Este grupo fará sua pesquisa buscando descobrir informações importante sobre o sobre a luz do sol.
QUESTÕES
- Explique em poucas palavras o que a luz.
- Qual a velocidade da luz no vácuo? Quanto tempo os raios do sol levam para chegar à Terra?
- O que são raios infravermelhos? E ultravioletas?
- Como podemos enxergar os objetos em nossa volta?
- Curiosidades a respeito do assunto.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
GRUPO 06
Este grupo fará a composição da cor branca construindo o disco de Newton.
Construir o disco de Newton conforme os passos expostos na pagina 44 do livro do aluno;
QUESTÕES
- O que você observa em relação às cores pintadas no disco?
- Por que isso acontece?
- Então como é composta a cor branca?
- Curiosidades a respeito do assunto.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GRUPO 07
Este grupo fará a pesquisa buscando descobrir a interferência da luz solar nos vegetais.
QUESTÕES
- Qual a importância da luz solar no desenvolvimento dos vegetais?
- O sol interfere na germinação da semente dos vegetais? De que forma?
- O sol interfere no crescimento dos vegetais? Explique.
- O sol interfere na floração do vegetais? Como?
- O sol interfere na maturação dos frutos? Explique.
- Curiosidades a respeito do assunto.
SUGESTÃO:
- Observar uma semente germinar na presença da luz e outra no escuro, fazendo sempre as anotações importantes;
- Observação o tempo de floração de uma planta na presença da luz e outra no escuro, fazendo sempre as anotações importantes.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
GRUPO 08
Este grupo fará a pesquisa buscando descobrir a interferência da luz solar nos animais.
QUESTÕES
- Que importância tem a luz solar para os animais?
- O sol interfere na reprodução dos seres vivos?
- A alimentação dos animais sofre interferência da luz solar?
- O desenvolvimento dos animais pode ser prejudicado ou beneficiado pela luz solar? De que forma?
- Existe animais que não necessitam da luz para sobreviver? Quem são eles? Onde vivem?
- Curiosidades a respeito do assunto.
GRUPO 09
Este grupo fará a pesquisa buscando descobrir a utilidade e as conseqüências que o bronzeamento artificial pode trazer.
QUESTÕES
- O que o bronzeamento artificial e para que serve?
- Quais são os cuidados que a pessoa que faz deve ter?
- O que ele pode causar?
- Curiosidades a respeito do assunto.
GRUPO 10
Este grupo fará a pesquisa buscando descobrir uma fonte de energia que não polui durante sua transformação: a energia solar
QUESTÕES
- O sol pode ser uma fonte de energia? Como.
- Quais os benefícios que teríamos se utilizarmos o sol como energia?
- Descrever o processo de transformação da luz solar em energia.
- Curiosidades a respeito do assunto.
SUGESTÃO: construir um aquecedor solar.
6 comentários:
Trabalho de Ciências realizado pelos alunos: Matheus Henrique Weber, Eduardo Fragoso de Lemos e Nathan J. Sarzi da E.E.B. São Sebastião
A DECOMPOSIÇÃO DA LUZ SOLAR
Newton explicou que a luz branca é, na verdade, uma luz composta de varias cores. Em primeiro lugar decompôs a luz solar.
Faltava, comprovar que a luz que consideramos branca é proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir daí que surgiu o disco de Newton.
Ele é pintado com as mesmas cores que compõe o espectro da luz branca. Ao girá-lo com velocidade, a cor branca aparece uniformemente, devido à incidência da luz.
Quando todas as cores são giradas muito rápido elas ficam brancas, porque branco é a mistura de todas as cores.
TRABALHO REALIZADO PELA 6ª SÉRIE DA E.E.B SÃO SEBASTIÃO NA DICIPLINA DE CIENCIAS PELOS ALUNOS ALEX.M,PATRICE E GUILHERME.
O que é luz?X
A luz é uma forma de energia. A velocidade no vácuo é de 300.000 km/s.
E os raios solares levam 8 minutos e 33 segundos para chegar a Terra.
O raios infravermelhos e ultravioletas são uma radiação eletromagnética e o nome significa violeta.
Nós podemos enxergar os objetos a traves da luz.
A luz é uma energia que se propaga em linha reta com velocidade elevada, mais
afinada; que a maior parte dos objetos que nos rodeiam não emitem luz própria,absorvem parte da luz que incidem sobre eles e refletem outra parte em todas as direções.
A parte refletida pelo objeto está relacionada com sua cor e que o enxergamos quando a luz por ele refletida nossos olhos.
Trabalho realizado pela 6ªsérie da E.E.B São Sebastião na disciplina de ciências pelos alunos
Felipe Gregolon e Lucas Marques
Hibernação A hibernação é quando os animais acumulam gordura para obter mais energia antes de hibernar depois disso ficam quase que dormindo.
O urso é um tipico animal que tem habito de hibernar. A hibernação é o mecanismo para regular a sua temperatura corporal por isso são conhecidos como animais homotérmicos ou animais de sangue quente.
Esse processo acontece no período do final do outono e durante o inverno. Os tipos de animais que fazem esse processo são os esquilos,morcegos,marmotas,ratos-silvestres, hamster,ouriço e urso.
Trabalho realizado pela 6ª série da E.E.B São Sebastião na disciplina de ciências pelos seguintes alunos; Suzana Mocellin, José Felipe Bernat e Thaise.
RESERVA ENERGETICAS
* O que é reserva energética?
* Para que serve?
* Em que período do ano é feita ?
* Quais os animais que fazem ?
Reservas energéticas são fonte de energia para os animais hibernantes , isolantes térmicos (mamíferos),além de colaborar na composição de membrana plasmática das células (fosfolipídios).
A fome avisa que se esta a utilizar as reservas energéticas e que precisa de mais energia para substituir as energias gastas.
Os ursos fazem reservas de energia para agüentar o inverno rigoroso,também as focas,os leões marinhos..Os crocodilos e jacarés,usam a energia adquirida durante o dia para sobreviver,pois ao cair da noite se tornam animais extremamente lentos.
Em muitos lugares no inverno é difícil encontrar alimentos.
TRABALHO DE CiêNCIAS REALIZADO PELOS ALUNOS GABRIELI,RODRIGO E MARCELO DA E.E.B. SÃO SEBASTIÃO SOBRE:
A MIGRAÇÃO:
O grupo 2 fez seu trabalho sobre a migração dos animais, e nos vimos que a migração é se movimentar de um lugar para o outro quando sentir sua necessidade. No inverno os animais migram por falta de alimentos e até
por falta de abrigo os animais dependem muito da migração. A migração acontece desde o começo da história, quase sempre viajam em grupos,é por isso que vemos as aves em grupos no céu. Mas não são todos os animais que vemos migrar pois a maioria dos animais migram não vivem nessa região.
TRABALHO DE CIENCIAS REALIZADO
PELA TURMA DA 6ª SERIE ESCOLA DE
EDUCAÇÃO BASICA SÃO SEBASTIÃO
A INTERFERÊNCIA DA LUZ SOLAR NOS VEGETAIS
NESTE TRABALHO EU DESCOBRI E
APRENDI QUE O SOL É EXTREMAMENTE
IMPORTAMTE PARA OS VEGETAIS DESDE A GERMINAÇÃO, CRESCIMENTO, FLORAÇÃO, O AMADURICIMENTO DOS FRUTOS. ATRAVÉS DA LUZ SOLAR QUE ACONTECE A FOTOSSÍNTESE NAS PLANTAS, E QUE OS VEGETAIS PERDEM A COR E MORREM SEM A PRESENÇA DA LUMINOSIDADE. NO PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE
QUE SURGE A ENERGIA NECESSÁRIA PARA VIDA DAS PLANTAS FORMADA DE: ENERGIA DO SOL E MAIS GÁS CARBÔNICO DO AR MAIS ÁGUA DO SOLO= GLICOSE
NOME: JEFERSON NAIDK E ANA CLAUDIA CUSTÓDIO DA SILVA
professora:sandra ferraz
Postar um comentário