quinta-feira, 26 de março de 2009

Trabalho 301

EEB EVERARDO BECKHUSER

TRABALHO PARA SER APRESENTADO NA DISCIPLINA DE FÍSICA – TURMA 301
Assunto: Óptica - Problemas de visão
PROF(A) SANDRA ZAWASKI

GRUPOS
NÚMERO DE ORDEM
Beloni, Helen e Lucas
01
Douglas, Remir
02
Sabrina, Fernando, Augusto
03
Jean P, Jean B, Roger
04
Dalvan, Mauricio, Eduardo
05
Thais, Patricia
06
Marina, Tatiane Machado
07
Marieli, Camila, Rodrigo
08
Cristiane C, Fernando L, Deise
09
Tatiane Degani, Cristiane Rodrigues, Zaine de Oliveira
10
Marcionize, Kelly, Fernanda Czarnobay, Iara Rodrigues
11

O trabalho deve conter:
1. Capa;
2. Introdução
3. Desenvolvimento;
4. Conclusão;
5. Bibliografia (inclusive se a pesquisa for feita em site).

Obs.: Todos deverão fazer o mesmo trabalho, visto que será feito sorteio para apresentação.

Conteúdo a ser trabalhado:
1. Formação da imagem no olho humano.
2. Problemas de visão: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
3. Tratamento.

O trabalho deve ser postado no blog ou enviado por email até: 01/04/2009 impreterivelmente

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lukas disse...

Trabalho de
Física
Escola de Educação Básica Everardo Backheuser
Disciplina: Física
Professora: Sandra
Alunas: Cristiane Rodrigues
Tatiane Degani
Zaine Jaqueline




INTRODUÇÃO
Neste trabalho, falaremos sobre como a imagem se forma no olho humano e também como são chamadas ás situações em que a imagem não se forma corretamente. Falaremos também sobre como ocorrem e sobre as formas de tratamento e os métodos usados para corrigir esses problemas.

Formação da Imagem no Olho Humano
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.
Inspirado no funcionamento do olho o homem criou a máquina fotográfica. Portanto, em nossos olhos a córnea funciona como a lente da câmera, permitindo a entrada de luz no olho e a formação da imagem na retina. Localizada na parte interna do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem se reproduz. A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entra no olho. Ou seja, em ambientes com muita luz a pupila se fecha e em locais escuros a pupila se dilata com o intuito de captar uma quantidade de luz suficiente para formar a imagem.
Problemas de visão
*Miopia:
A Miopia é a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.
A palavra "miopia" vem do grego "olho fechado", porque as pessoas com esta condição, freqüentemente apertam os olhos para ver melhor à distância.
O olho míope apresenta uma curvatura corneana acentuada ou comprimento do olho além do normal. Por esse motivo, a formação da imagem se dá antes da retina, resultando em uma baixa de visão.
O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Hábitos como a leitura, utilizar a visão com pouca luz, ou até mesmo deficiências de nutrição não têm qualquer efeito sobre a miopia. Normalmente a miopia aumenta durante a fase de crescimento (até 19 anos).
-Tratamento:
Pessoas míopes podem corrigir sua visão de várias formas:
Óculos lentes; de contato; cirurgia a laser;ceratotomia radial.
As cirurgias refrativas atuam na modificação da curvatura da córnea, determinando a formação correta da imagem na retina. A técnica mais moderna usada atualmente é feito com Excimer Laser.
* Hipermetropia:
Com efeitos opostos ao da miopia, quem sofre de hipermetropia tem problemas para enxergar de perto. Isso acontece porque o olho da pessoa que tem hipermetropia é um pouco menor que o normal, fazendo com que o raio de luz incida depois da retina.
Bastante comum em crianças, a hipermetropia pode desaparecer com o crescimento do globo ocular seguindo o desenvolvimento normal da própria criança. Caso não desapareça, os efeitos podem ser corrigidos por meio de óculos, lentes de contato ou mesmo cirurgia, que é recomendada para pacientes que têm entre quatro e cinco graus. Ou seja, quem tem dez graus não pode ter o problema resolvido com cirurgia, mas pode ter uma redução do grau.
-Tratamento:
hipermetropia é corrigida com uma lente convergente (convexa), que recoloca a imagem sobre a retina. Alivia-se, assim, o esforço da acomodação ocular, evitando a fadiga e as dores de cabeça.
*Astigmatismo:
Com o astigmatismo, a curvatura da córnea fica mais ovalada, como uma bola de futebol americano. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.
Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos - tanto próximos como distantes - ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.
-Tratamento:
O astigmatismo é corrigido fazendo-se com que os raios de luz se concentrem em um plano único. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão de várias maneiras, incluindo: Óculos, lentes de contato, Cirurgia: a laser, ou
ceratotomia astigmática.
* Presbiopia:
A presbiopia ou “vista cansada”, é uma evolução natural da visão, que se manifesta em todas as pessoas, tendencialmente, a partir dos 40 anos.Porque com o passar do tempo os nossos olhos perdem a elasticidade à medida que envelhecem. Isto resulta numa crescente dificuldade em ver bem ao perto.
Um olho saudável acomoda-se perfeitamente à refração da luz, tanto ao perto como ao longe. À medida que envelhece o cristalino torna-se menos elástico ao mesmo tempo os músculos oculares perdem flexibilidade. O olho perde a capacidade de focalizar nitidamente as imagens dos objetos próximos, porque estas se formam atrás da retina e não sobre ela. Embora o resultado desta anomalia seja semelhante ao da hipermetropia, as causas são muito diferentes.
-Tratamento:
As lentes progressivas são as mais adequadas à compensação da presbiopia, por serem as únicas que lhe possibilitam uma visão mais aproximada da natural. Esta lente funciona quase como o uma lente de uma máquina de filmar com zoom. A transição entre os diferentes campos de visão é suave.

Conclusão
Neste trabalho concluímos que quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila, passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, e é focada sobre a retina, a lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta.
Também mostramos os problemas de visão e seus tratamentos,onde citamos : Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e presbiopia.E agora entendemos como e porque tudo isso acontece.
Bibliografia
www.cbo.com.br/pacientes/como_funciona_o_olho_humano.htm
www.miopia.com.br/
www.colegiosaofrancisco.com

Unknown disse...

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA EVERARDO BACKEUSER








TRABALHO DE FISICA






FORMAÇÃO DA IMAGEM NO OLHO HUMANO...







EDUARDO KOPROSKI – DALVAN TRUCOLO – MAURICIO HENNICKA





DESCANSO/SC
01/04
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar o assunto em conjunto que se dirige ao olho humano. Referente a este assunto iremos refratar a formação da imagem no olho humano, também problemas de visão como hipermetropia entre outros.Em decorrente destas doenças iremos buscar formas de tratamento pra as mesma bem como o que é importante para ter uma visão saudável.Este trabalho com indicação vai fazer com que nos se empenharmos o macimo e buscar mais informações compatíveis ao assunto em livros e outros meios de buscar maior informação para fazer um trabalho de acordo com o assunto sugerido.





















Formação de imagens no olho humano
No olho, a luz atravessa a cornea, o humor acosoe o cristalino e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotografico em posição invertida; a imagem formada na retina também é invertida. O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos aocerebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram. Nosso cérebro reúne em uma só imagem os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos. A capacidade do aparelho visual humano para perceber os relevos deve-se ao fato de serem diferentes as imagens que cada olho envia ao cérebro. Com somente um dos olhos, temos noção de apenas duas dimensões dos objetos: largura e altura. Com os dois olhos, passamos a ter noção da terceira dimensão, a profundidade.
HIPERMETROPIA

No Hipermétrope, em oposição ao míope, a imagem forma-se após a retina, o que favorece excelente visão para as imagens colocadas à distância, mas dificulta a leitura dos objetos colocados próximos, devido ao tamanho menor dos olhos no sentido horizontal ou pela curva baixa da córnea.

O que é hipermetropia:

A hipermetropia ocorre quando o olho é mais curto do que o normal. Esse formato faz com que as imagens sejam focadas atrás da retina em vez de na própria retina. Essa condição normalmente é hereditária

Quais são os sintomas da hipermetropia:

Diferentemente do que o nome indica, pessoas hipermétropes têm uma visão embaçada a qualquer distância - a menos que façam um esforço constante para manter o foco, o que pode causar tensão, dores de cabeça e fadiga ocular. Na verdade, bebês e crianças normalmente têm um pequeno grau de hipermetropia; à medida que seus olhos crescem e se alonga, a condição se corrige de forma natural, normalmente até os sete ou oito anos. Alguns adultos jovens permanecem hipermétropes e não se dão conta disso, porque possuem flexibilidade suficiente em seu poder de foco para corrigir a condição sem a ajuda de óculos ou lentes.

Como se pode corrigir a hipermetropia:
As pessoas hipermetropia podem corrigir sua visão com o uso de óculos ou lentes de contato.

Astigmatismo

O que causa o astigmatismo:

Uma córnea normal é redonda e lisa, como uma bola de beisebol. Com o astigmatismo, a curvatura da córnea fica mais ovulada, como uma bola de futebol americano. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.

Quais são os sintomas do astigmatismo:

Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos - tanto próximos como distantes - ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

Como se pode corrigir o astigmatismo:

O astigmatismo é corrigido fazendo-se com que os raios de luz se concentrem em um plano único. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão de várias maneiras, incluindo:Óculos-Lentes de contato- Cirurgia a laser.- ceratotomia astigmática

PRESBIOPIA

O cristalino é a lente que nos permite focalizar, de maneira nítida e confortável, os objetos colocados à nossa frente. Após 40 anos, geralmente, acompanhando o desgaste normal de nosso corpo, o cristalino tem diminuída sua capacidade de focalizar os objetos situados a curta, média e longa distância.

O que causa a presbiopia:

O nome presbiopia vem da palavra grega presbus, que significa "homem velho". Em pessoas jovens, a lente do olho é macia e flexível, capaz de mudar rapidamente seu formato para focalizar a imagem. Com o tempo, há um endurecimento gradual do material que compõe a lente; como resultado, a capacidade de foco diminui.

Quais são os sintomas da presbiopia:

Pessoas com presbiopia muitas vezes acham que se tornaram míopes: elas conseguem ler placas de trânsito e assistir a filmes confortavelmente.Mas são incapazes de focalizar letras pequenas, como na lista telefônica, ou fazer trabalhos com detalhes, como bordado. Na verdade, a miopia é causada por um olho com formato irregular, enquanto que a presbiopia é simplesmente o resultado da perda de flexibilidade da lente.

Como se pode corrigir a presbiopia
Pessoas que sofrem de presbiopia podem corrigir sua visão através de óculos ou lentes de contato.

MIOPIA

O míope apresenta-se com grande dificuldade, ou até impossibilidade de ver as imagens situadas distantes, devido à curva elevada da córnea ou pela conformação alongada dos olhos; nestes casos as imagens captadas pelos olhos formam-se antes da retina. A correção visual é feita com uso de lentes oftálmicas divergentes ou negativas.




Corte transversal do olho humano





Quais são os sintomas da miopia:

Para uma pessoa que sofre de míope, objetos próximos são nítidos, mas objetos distantes - como o quadro negro de uma sala de aula, um sinal de trânsito, ou um rosto do outro lado da rua - ficam embaçados e difíceis de distinguir. Mais de 25% dos adultos no mundo todo são míopes.

O que causa a miopia:

A miopia pode ser de dois tipos: de campo, quando o olho é mais alongado, ou de curva, quando a curvatura da córnea é muito acentuada. Devido a curva elevada da córnea ou o formato longo do olho, as imagens são focalizadas antes da retina. A miopia tem tendência familiar e geralmente aumenta durante a fase de crescimento.
Pessoas com um alto grau de miopia apresentam maiores risco de sofrer descolamento de retina.

Como se pode corrigir a miopia:

A correção da miopia pode ser feita com uso de óculos ou lentes de contato através de lentes negativas ou divergentes. A cirurgia refratária procura modificar a curvatura da córnea, através de cortes radiais rigorosamente determinados. Com a cicatrização, a córnea se retrai e altera a sua curvatura, permitindo a formação da imagem sobre a retina.

tratamento
Óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. A cirurgia refrativa procura modificar a curvatura da córnea, provocando achatamento da parte central, para que a imagem se forme na retina.
A hipermetropia:pode ser tratada com óculos e lentes de contato.
Astigmatismo: A correção do astigmatismo pode ser feita por óculos ou por lentes de contato. Existem algumas técnicas cirurgicas para reduzir grandes astigmatismos (semelhantes as da cirurgia de miopia).
Presbiopia: O uso de óculos para perto passa a ser necessário em quem antes enxergava bem.Os pacientes que já utilizavam óculos passam a precisar lentes diferentes para longe e para perto. Assim, podem usar um óculos bifocal ou multifocal (para longe e para perto), ou um pequeno apenas para leitura.
Diagnóstico

Um oftalmologista, um médico formado em doenças do olho, normalmente irá fazer um diagnóstico da neurite óptica. Um exame visual completo, incluindo um teste de acuidade visual, visão cor teste, eo exame da retina e de disco óptico com um oftalmoscópio, irá ser realizada.
.
Prevenção

Olho exames periódicos anuais são críticos para a manutenção da visão saudável. Problemas de visão tratamento precoce pode impedir danos permanentes do nervo óptico (atrofia). A degeneração macular exsudativa relacionada à idade é a principal causa de perda visual na população idosa dos países desenvolvidos. Embora a degeneração macular exsudativa relacionada à idade só represente 10% de todos os diagnósticos de degeneração macular relacionada à idade, responde por 90% da perda visual, que geralmente resulta de extravasamento a partir da neovascularização coróide subfoveal. Antes da descoberta dos inibidores anti-fator de crescimento endotelial vascular, a foto coagulação a laser e a terapia foto dinâmica eram os únicos tratamentos disponíveis. Embora a foto coagulação a laser costume interromper inicialmente o extravasamento e o crescimento das coróides neovasculares, a recidiva era comum e a lesão aos fotorreceptores levando à perda da visão era típica. Com o uso da verteporfina, a terapia foto dinâmica direcionou-se apenas às coróides neovasculares, preservando relativamente os fotorreceptores suprajacentes. Sua eficácia, entretanto, se limitava predominantemente às coróides neovasculares clássicas, e 30% a 40% dos pacientes ainda apresentavam perda da visão.














CONCLUSÃO
CONCLUI-SE COM ESTE TRABALHO QUE PARA NOS FOI DE SUMA E GRANDE IMPORTANCIA PARA O CONHECIMENTO DOS METODOS DE TRATAMENTO DAS DOENÇAS OCULARES ONDE SÃO USADOS VARIOS METODOS ENTRE OCULOS, CERURGIA ENTRE OUTROS. TANBEM FOI DE GRANDE INPORTANCIA DESCOBRIR DESDE COMO É FORMADA A IMAGEM POLOS PROCESOS QUE PRECISA PASAR PARA TERMOS NOÇÃO DE COMO SÃO OS OBJETOS. ESTE TRABALHO FOI TANBEM INPORTANTE PARA NOS AUMENTARMOS NOSSOS CONHECIMENTOS EM RELAÇÃO AOS OLHOS, VISÃO E TODOS SEUS PROLONGAMENTOS.





















REFERENCIAS
Livro de física-coleção horizonte direcionado ao ensino médio escrito por: IVAN GONÇAVES DOS ANJOS.
Por meio a internet:wtt//google.com.br
Winquipedia pesquisa sobre tratamento das doenças sugeridas o restante foi encontrado no livro.












CONCLUSÃO